Homofobia e misoginia na escola: enfrentamentos a partir dos direitos humanos

Adla Betsaida Martins Teixeira, Marcel de Almeida Freitas

Resumo


O texto enfoca a importância de se atentar, na Educação, para a necessidade de se implementar uma formação cidadã que possibilite os indivíduos conhecer seus Direitos Humanos fundamentais relativos à sua condição de gênero e orientação sexual e, assim, possam se empoderar, logo, responder adequadamente a conflitos sociais decorrentes de tais questões. O artigo trata especificamente da violência de gênero nas relações escolares, no caso, a misoginia e a homofobia porque ainda há alguns profissionais da educação coniventes, negligentes ou até incentivadores de condutas homofóbicas e misóginas. Por certo a sociedade precisa da polícia e de ações jurídicas para o enfrentamento destes crimes, porém, sozinhas não conseguem restringir a violação dos Direitos Humanos ligados à orientação sexual, elas devem coexistir com estratégias pedagógicas, currículos, planejamentos contínuos, não apenas visando remediar a violação, mas também procurando evitar que aconteçam.


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