Nenhuma das alternativas: relações sociais de gênero no exame nacional de desempenho dos estudantes de educação física no Brasil

Renata Pascoti Zuzzi, Jorge Dorfman knijnik, Cleberson Tavolone Batista

Resumo


Esta pesquisa analisa o conhecimento e uso das teorias de gênero na formulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Brasileiros (ENADE), em nível superior, do curso de Educação Física no ano de 2004, e consequentemente, investiga também o conhecimento sobre as relações sociais de gênero por parte dos futuros professores e professoras da área. Considerando que no contexto da Educação Física e do esporte muitas vezes propaga-se a ideia de que as feminilidades e masculinidades presentes na sociedade são decorrência de diferenças corporais e biológicas e mesmo de capacidades físicas entre homens e mulheres, surge o interesse em analisar a temática de gênero no esporte, onde encontramos incoerências em sua formulação em opções de respostas, comprometendo e obscurecendo uma efetiva análise das relações de gênero por parte dos futuros professores e professoras em sua área de atuação.


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