Violência e relações de intimidade no ensino superior em Portugal: representações e práticas

José Manuel Mendes, Madalena Duarte, Pedro Araújo, Rafaela Lopes

Resumo


Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo que procurou avaliar as perceções e os comportamentos dos/as estudantes do Ensino Superior em Portugal quanto à violência nas relações de intimidade. Se o tema da violência nas relações de intimidade começa a assumir alguma relevância em Portugal, o estudo mostra que os/as estudantes do Ensino Superior se dissociam dessa perceção e não ativam comportamentos de denúncia ou mesmo de prevenção. Este resultado deve ser compreendido tendo em conta as lógicas e os comportamentos específicos dos/as estudantes do Ensino Superior. A entrada na Universidade e o subsequente percurso académico podem ser definidos como um período de transição durante o qual os/as estudantes são confrontados com o imperativo de uma redefinição identitária baseada na experimentação, na definição dos limites pessoais e grupais. Neste estudo, apoiado na realização de grupos de discussão (focus groups), aborda-se a especificidade do mundo académico através da análise da forma como os/as estudantes lidam com os rituais da praxe académica (trote), das negociações quanto à definição dos papéis de homens e mulheres, dos espaços de convivialidade e das lógicas de sedução.


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