Ampliação do acesso educacional e desigualdades sociais: a teoria da modernização e a hipótese meritocrática em debate

Aline Amorim Melgado Guimarães

Resumo


O presente trabalho pretende realizar uma reflexão teórica e empírica a respeito da teoria da modernização e da hipótese meritocrática no que diz respeito ao suposto de que o desenvolvimento econômico levaria à redução das desigualdades nas sociedades modernas industrializadas. Na perspectiva sociológica, de estudo da estratificação educacional, a chamada hipótese meritocrática propõe que a universalização dos níveis básicos educacionais promoveria a igualdade de oportunidades, contribuindo para uma sociedade menos desigual. Propõe-se a partir deste estudo, uma reflexão a respeito do processo de modernização e a questão da universalização da educação na sociedade brasileira, em perspectiva com outras sociedades, para um debate aprofundado a respeito das desigualdades, assim como da construção de políticas públicas para o enfrentamento destas e para a construção de uma democracia mais inclusiva, e deste modo, mais democrática e igualitária.


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