Educação Musical em Família: Um estudo de caso a partir das famílias De Carli e Silva

Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sandra Monteiro Lemos

Resumo


A presente investigação buscou determinar as características da Educação Musical nas famílias De Carli e Silva e em algumas de suas ramificações que, além dessas, são as famílias Bender, Benetti, Ferreira de Andrade, Foss, Pioner, Pires e Wagner. Com o objetivo principal de trazer à tona as características desse ensino de música em família, a pesquisa usou o estudo de caso como método, contando com a aplicação de questionários e entrevistas para a coleta dos dados. Para tanto, foi realizada uma intensa revisão de literatura para a construção do objeto de pesquisa. A análise dos dados teve como base os estudos na área da Educação Musical, da Educação, da Sociologia da Educação e da História da Música Ocidental. A pesquisa contou com 57 instrumentos para análise, para os quais foram criadas categorias. Dentre os resultados, a pesquisa evidenciou a importância do convívio em família entre os membros das famílias investigadas como uma das formas de transmissão do aprendizado musical.


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