Apontamentos
- Não há apontamentos.
Paulo Vitorino Fontes
Universidade de Évora
CICP - Centro de Investigação em Ciência Política
Membro colaborador
Portugal
Paulo Vitorino Fontes é doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (summa cum laude) pela Universidade de Évora em 2016. Licenciado em sociologia pela Universidade dos Açores em 2000, concluiu o mestrado em sociologia pela mesma Universidade em 2012.
O seu percurso profissional iniciou-se com projetos de intervenção social, no âmbito de programas europeus, num contexto de afirmação inicial da sociologia nos Açores e de luta contra a pobreza. Autor e participante de vários projetos, primeiro com jovens filhos de pescadores de Rabo de Peixe, com pescadores dos Açores e, posteriormente na intervenção com grupos de extrema exclusão da ilha de São Miguel. Exerce funções de coordenação na Novo Dia – Associação para a Inclusão Social (IPSS) desde 2001.
É investigador do CICP - Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora desde 2013.
Tem como principais interesses de investigação a Teoria Crítica Alemã, com especial enfoque na Teoria de Reconhecimento, na sua articulação com outros paradigmas críticos e anti utilitaristas.
Tem como publicações mais relevantes:
• Fontes, P. (2016). “Cidadania global e os novos movimentos juvenis: lutas por redistribuição e reconhecimento” in Rocha, Gilberta. Gonçalves, Rolando & Damião de Medeiros, Pilar (org.). Juventude(s): novas realidades - novos olhares. Ponta Delgada: Edições Húmus. Este livro foi objeto de avaliação científica.
• Fontes, P. (2014). "Uma reflexão sobre o contributo de Axel Honneth para a transformação da teoria crítica" in Costa, Marta Nunes da (org.). Teoria Crítica Revisitada – Critical Theory Revisited. Braga: Universidade do Minho. Edições Húmus.
• Fontes, P. (2012). "Sem-abrigo: condições intersubjetivas de reconhecimento" in Direitos Humanos e Qualidade de Vida nas Comunidades falantes do Português nos EUA e Canadá. Atas do Simpósio Internacional. Promovido pela Presidência do Governo dos Açores, em parceria com a MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers e a Lesley University. Cambridge. MA. EUA.
• Fontes, P. (2012). "Entre a identidade e a justiça - contributos da teoria do reconhecimento" in Actas do VII Congresso Português de Sociologia. Porto: APS- Associação Portuguesa d e Sociologia.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.