A GLOBALIZAÇÃO DOS GOSTOS: ANÁLISE DO CONSUMO DE CULTURA MIDIÁTICA, NA TURMA DA MÔNICA JOVEM
Resumo
A proposta do artigo é desenvolver uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem (TMJ), dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos dos estudos da semiótica discursiva, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. Foram analisadas 36 revistinhas publicadas, mensalmente, nos anos de 2012, 2013 e 2014. Desse total, dez revistas tiveram o consumo de cultura midiática, como problemática principal, trabalhada em seus enredos. Neste artigo, o corpus de análise é formado pela edição 71, intitulada “Meu Ídolo”, com o objetivo de identificar como o discurso
do consumo de cultura midiática é apropriado pela revista, bem como que estratégias enunciativas são utilizadas para inscrever o público infantojuvenil nesse discurso. Os resultados mostram que a revista TMJ, parte integrante em menor escala da indústria da informação e do entretenimento, que dita “moda e tendências” para o público infantojuvenil, retroalimenta-se, no momento em que define as temáticas a serem desenvolvidas em seus roteiros, prevendo um sucesso, quase sempre garantido, perante seus leitores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.