O bolsa família é direito das crianças: participação social infantil no semiárido nordestino

Flávia Ferreira Pires, Christiane Rocha Falcão, Antonio Luiz da Silva

Resumo


A centralidade das crianças no que diz respeito às condicionalidades do Programa Bolsa Família tem contribuído para novas configurações do lugar das crianças em diversos âmbitos da sociedade brasileira, tais como na família, na escola, e no cotidiano da vida comunitária. Para pensar as crianças como agentes políticos é preciso adentrar nas relações indivíduo-Estado, observando atentamente como as políticas públicas, aqui em especial o Programa Bolsa Família, engendram identidades políticas, compreendendo como essas identidades estruturam as experiências cotidianas infantis. O presente texto abordará essas questões, tendo como base dados coletados durante uma pesquisa antropológica a partir do ponto de vista das crianças no município de Catingueira, no sertão paraibano, usando como técnicas de pesquisa a observação participante, grupos focais com crianças, desenhos e redações infantis. Concluiremos argumentando pela implementação da participação social infantil expressa na reivindicação, na experiência e nas considerações das crianças no que tange ao direito de acesso ao dinheiro do benefício.


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