(Re)descobrindo as (in)diferenças: as ações afirmativas na universidade federal de uberlândia

Adriana Cristina Omena dos Santos

Resumo


O texto apresenta informações sobre as ações afirmativas adotadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com relação às suas formas de ingresso para estudantes de origem popular, egressos de escolas públicas. Apresenta, ainda, informações sobre o Programa Conexões de Saberes e o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões, que visam à permanência qualificada de estudantes ingressantes por políticas públicas de democratização de acesso ao ensino superior. Esses programas pretendem contribuir efetivamente para uma constante ligação da universidade com as necessidades sociais emergentes, em particular as ações afirmativas direcionadas às comunidades populares urbanas. Metodologicamente, tem como base documental os dados obtidos na instituição e nos programas, além de informações obtidas na imprensa, resultado da visibilidade midiática do embate jurídico surgido como desdobramento da política de cotas na UFU. Os resultados estão diretamente relacionados às necessidades sociais e ao tratamento superficial que parte da sociedade dedica à temática. Tal superficialidade não considera as (in)diferenças e não permitem o debate sério, qualificado e sem preconceito.


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